sábado, 18 de agosto de 2018

Os nossos bonecos!

Em março de 1959 surgiu pela mão da empresária Ruth Handler a mais icónica das bonecas: a Barbie!
Inspirada na boneca alemã Bild Lili e comercializada pela Mattel, a Barbie passou desde essa data a ser uma presença quase obrigatória no quarto das bonecas de grande parte das meninas.
Ao contrario das bonecas criadas até essa altura, que simplesmente representavam crianças, a barbie representa uma mulher adulta com as proporções tidas por perfeitas.
E o conceito é simples: a mesma boneca "veste" diversas personagens, consoante a época, o país ou a inspiração.
Os trajes mexicanos, chilenos, jamaicanos, franceses ou italianos serviram para criar outras tantas edições especiais da Barbie.
Também atrizes como por exemplo Marilyn Monroe serviram para dar "vida" a novas Barbies.
Juntamente com a Barbie surgiram as amigas, os irmãos mais novos e claro, um namorado : o não menos icónico Ken! 
Mas será este tipo de personagem multifacetado um exclusivo da Mattel?
Claro que não, também no nosso país se produzem bonecos que se adaptam a quase todas as situações...


No largo do Rato foi lançado há uns anos o Zé. Entre os mais vendidos aparecem o candidato, o engenheiro, o escritor e o atleta. No entanto foram lançadas as versões do Zé estudante de filosofia, do Zé gajo e a do Zé um beirão em Évora. 
Estas últimas, dada a enorme procura, esgotaram rapidamente! 


Também as indústrias de Vila Nova de Poiares lançaram com enorme sucesso o Jaime. Os mais vendidos estão o coiso da mesa, disponível apenas nas lojas de Alvalade; o chorão, apenas disponível num quiosque à saída do Ministério da Administração Interna; o pai do vendedor, disponível por encomenda na Liga dos Bombeiros e o dinossauro, disponível numa loja na São Caetano à Lapa.
Alguns museus e lojas da especialidade dispõe de algumas versões do Jaime destinadas a colecionadores tal como o deputado, o chefe da fanfarra ou o confrade da chanfana!


Já os estúdios de Carnaxide aproveitaram os êxitos televisivos e lançaram o José com especial relevância para o patinhas, o labaredas, o sonhador e o avec.
Atendendo ao sucesso, os referidos estúdios têm lançado sazonalmente edições especiais, disponíveis mediante subscrição nos operadores de televisão por cabo. 
Entre estas destacam-se o José especialista em pontes, José o general e  José o moço de recados...

Sem comentários:

Enviar um comentário