domingo, 11 de março de 2018

Pagar impostos!

Estamos no mês de Março e dentro de algumas semanas todos nós iremos entregar, pela Internet, a declaração de IRS relativa a 2017.
Este ano muitos dos contribuintes já poderão optar pela simples validação dos dados apresentados pela Autoridade Tributária.
Como bons portugueses que somos, só nesta altura, em que já não há nada a fazer, é que nos lembramos que há algumas coisas que servem para abater à coleta: isto é, na prática reduzir a fatia de IRS que temos que pagar.
Uma das coisas mais simples mas mais eficaz que poderemos fazer é em todas as compras, aquisição de serviços e nas mais variadas despesas solicitarmos a fatura com o nosso número de identificação fiscal! 
Mas nisto dos impostos nunca ninguém sabe tudo e há sempre uma ou outra coisita que nos podem ajudar a pagar menos.
Claro que há sempre aquelas grandes empresas que têm contabilistas competentes a estudar a forma de pagar menos...e os resultados podem mesmo ser surpreendentes!


Esta semana surgiu na comunicação social a notícia de que a EDP poderá ter pago uma taxa de IRC de 0,7% em 2017...
Embora isso represente alguns milhões de euros para um simples contribuinte que paga 15% ou 20% ou até 28% de IRS esta percentagem de 0,7% pagos pela EDP parecem no mínimo insultuosos...
Mas em 2019 a Autoridade Tributária já não me engana! 


Já comecei o investimento tendo em vista a redução da minha parcela de impostos, e como podem ver já me lancei no mercado da energia solar e da energia eólica!
Sei que me vão dizer que esta lanterna e este cata-vento são ridículos, mas Roma e Pavia não se fizeram num só dia, e grão a grão...
Também tenho na garagem de casa uns aparelhos elétricos velhinhos e avariados, uma ou duas lâmpadas fundidas e umas pontas de cabo que já não me servem de muito.
A minha mãe anda sempre a dizer que aquilo é só lixo mas ainda esta semana vou tentar registar aquilo como um pequeno museu da eletricidade!
Para as coisas correrem bem só falta o tempo melhorar para organizar umas corriditas aqui pelas redondezas...
Com a coisa encaminhada lá para 2019 sou bem capaz de poupar 2 ou 3 euros no IRS...

Sem comentários:

Enviar um comentário