segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Figuração Profissional

Não há programa de entretenimento na televisão atual que não tenha uma plateia organizada que bate palmas a tudo e grita em uníssono os números das chamadas de valor acrescentado para o sorteio de alguma coisa! 
Mas quem são estas pessoas? 


Os figurantes são pessoas colocadas por agências especializadas nesses programas, em anúncios ou em telenovelas.
Basta seguirmos atentamente as manhãs ou as tardes da televisão portuguesa e veremos que há pessoas que surgem diariamente nas plateias a rir daquilo que não acham piada e a aplaudir aquilo que não gostaram.
Mas afinal porque o fazem? Simples : são pagas para isso e fazem da figuração o seu único rendimento ou um complemento a uma pensão. 


Mas será esta vida de figurante fácil? 
Apesar de ter o lado positivo de combater a solidão de alguns e render alguns euros, obriga estas pessoas a comparecerem nos estúdios bastante cedo e por lá permanecerem longas horas a troco de valores que vão desde os 8  euros aos 25 euros por cada sessão, dos quais têm que obviamente emitir recibo...
Como se não bastasse aguentar os caprichos das produções, estas pessoas estão sujeitas a quase tudo...


Temos este exemplo desta figurante que foi atingida por um CD que não teve pedalada para o apresentador João Baião e fugiu-lhe das mãos...
Mas há situações ainda mais graves.


Por exemplo, este é um caso de uma agência de figuração que apesar de receber das produtoras dos programas, não pagou aos figurantes durante meses. 
Mas hoje a figuração em Portugal atingiu finalmente um patamar de excelência!


Hoje ficamos a saber que o Governo contratou um grupo de figurantes para colocar algumas questões ao executivo, numa espécie de "Praça da Alegria Especial 2 Anos de Geringonça"...
E de facto aqui a figuração é de outro nível, afinal há figurantes que vão receber 200 euros pela presença e pelas despesas de deslocação e alimentação! 
Mas será que tudo são "Rosas"? Claro que não até porque toda a gente sabe que na Geringonça há "Blocos" e "Foices e Martelos"!
Estou curioso em relação ao programa...
Como será se algum figurante perguntar pelos cães ao ministro Eduardo Cabrita? Assistirá ao resto na rua?
E se algum pergunta ao Ministro Azeredo Lopes se já reparam as vedações em Tancos? Irá levar com um CD voador?
Será que o ministro Mário Centeno vai lançar uma linha de valor acrescentado para tentar desbloquear as carreiras na função pública com a verba arrecadada? 
E como se trata de um progrma especial não irá o primeiro ministro António Costa ser surpreendido em direto com um abracinho do presidente dos afetos? 
Estou ansioso por ver...

Sem comentários:

Enviar um comentário