domingo, 7 de janeiro de 2018

Distúrbios Alimentares

Quando falamos de distúrbios alimentares a primeira imagem que nos surge é a de modelos demasiado magras que automaticamente classificamos de anoréticas.
No entanto os distúrbios alimentares vão muito para além da anorexia.


Se falarmos de anorexia nervosa, falamos de pessoas que acham que têm excesso de peso, quando na realidade têm um peso inferior ao ideal.
Se o distúrbio for bulimia nervosa, refere-se a pessoas que comem em grandes quantidades e provocam o vómito ou recorrem a medicamentos laxantes e diuréticos. No entanto estas pessoas normalmente têm um peso normal.
Já a compulsão alimentar está ligada a pessoas que consomem grandes quantidades de alimento, não compensando com exercício físico ou medicamentos esse excesso.
Depois há aqueles distúrbios menos conhecidos : a hipergafia (consumo excessivo de alimentos normalmente em reação a um episódio traumático), a ortorexia nervosa (consumo de alimentos saudáveis e nutritivos de forma exagerada), a alotriofagia (consumo de substancias que não são alimentos como tijolo ou carvão)  ou a vigorexia ( um transtorno de ansiedade em que a pessoa consome muitos alimentos por exemplo de 2 em duas horas).
Embora possamos pensar que este tipo de distúrbios são comuns em adolescentes ou modelos, a realidade como sempre vem-nos contrariar! E se muitas vezes os pais podem ser o primeiro passo para uma cura, situações há em que ainda agudizam a situação, basta que o menino não goste disto ou daquilo para que as mamãs digam: meu menino não  gostas, não comas!
Quem nunca ouviu o nome de Cristiano Ronaldo? Embora não pareça o craque português não gosta de alguns pratos e Dolores Aveiro no seu papel de mãe protetora, em vez de obrigar o seu menino a comer, arranja sempre forma para que o filhote coma sempre o seu prato favorito, fazendo mesmo tudo para afastar dele o repudiado repasto!
Por exemplo, CR7 não gosta de Borscht à Russa, um prato à base de carne de vaca...provou, não gostou...a Dolores fez o petisco...
O menino provou a famosa Paella espanhola...não gostou...a Dolores fez o petisco...
Até a famosa Punheta de Bacalhau, prato tão português, o mago da bola exeprimentou e não gostou...e claro, a Dolores fez o petisco...
E qual é o petisco que o avançado merengue adora? 


Pois é, cuscuz marroquino com banana e castanhas...

Sem comentários:

Enviar um comentário