domingo, 7 de janeiro de 2018

Discriminação

Em 2017 mesmo em Portugal há discriminação!
Quase todos sabemos disso, mas também quase todos assobiamos para o lado.
Há pouco mais de um mês o assunto voltou ao topo da atualidade com as declarações de um candidato a uma Câmara Municipal . Em entrevista referia-se de forma discriminatória à comunidade cigana.
Neste como noutros assuntos muitos concordam, muitos discordam com o que referido candidato autárquico disse. A somar aos que concordam há ainda aqueles que discordam em público porque é politicamente correto, mas na realidade concordam plenamente.
Em Portugal, e no resto do mundo, discrimina-se em razão do sexo, da orientação sexual, da crença religiosa, da cor da pele, das preferências clubísticas e por muitos outros fatores! 
É inato do ser humano em muitas facetas discriminar, e tal como as estações do ano variam inversamente entre ambos os hemisférios, assim também variam as posições discriminatórias nas diversas partes do mundo, regendo-se por modas, interesses ou maiorias.
Se numa mesquita um cristão poderá ser discriminado, numa igreja um muçulmano irá padecer o mesmo suplicio...
Mas uma coisa é certa: somos todos iguais mas todos somos diferentes. E talvez a chave para a estabilidade humana em todos os setores esteja na perceção da riqueza existente na diversidade.
Mas por muito tolerantes que sejamos, muitas das vezes a discriminação surge onde menos esperamos!
E se contra André Ventura toda a gente de bem veio para a comunicação social manifestar-se, contra outras discriminações calam-se que nem ratos! Talvez porque a luta contra a discriminação imobiliária não seja "in"...
Às vezes bastam duas ou três letras diferentes para percebermos a que ponto pode chegar a falta de escrúpulos dos profissionais do imobiliário!


Para o Medina correram a arranjar um apartamento duplex de luxo, em bom preço e à porta da estimada sogra...para arranjar uma casita para a Madonna já é uma carga de trabalhos e um rol de desculpas...
Se isto não é discriminação, então o que é? Viver do RSI?  

Sem comentários:

Enviar um comentário