domingo, 7 de janeiro de 2018

Balança Comercial ou o Negócio da China?

Esta semana começou com notícias menos boas...como bom português fiquei deveras preocupado!
Não é que a "nossa" balança comercial ficou novamente deficitária??? Acreditem que nem dormi!
Afinal o que se passa com a nossa economia?  Fui ver o que se passava, não fosse eu ter deixado alguma torneira aberta e estar por exemplo a gastar água acima das minhas possibilidades!
Não era nada disso, por isso continuei preocupado...
Continuei à procura da causa, ligo a televisão e quem discursava??? Não, não era o Pedro, até porque a aula sobre balança comercial deve ter sido trocada por uma atividade vibrante dos jotinhas...eu até entendo...prioridades!
Já adivinharam? Pois era esse: Camilo Lourenço, o meu guru da economia, o tal que aquilatou as minhas esperanças de se tornar ministro das finanças da oposição. Lá o ouvi atentamente: percebi o que se passou, afinal importámos mais do que exportámos!
Pois é, de facto o nosso belo país conseguiu ter a sua balança comercial equilibrada ou até mesmo excedentária em algumas ocasiões.
Até 1111 estava de boa saúde...ou pelo menos estava nas contas de Castela, mas o raio do Afonso tinha que mexer na coisa e dizer à mãe que pagava as continhas dele!
Nos séculos XV e XVI também estava bem certinha, até de boa saúde com os cofres bem aconchegados...mas desta vez não foi o Afonso mas sim os padres: lá os mandaram para África, Indías, Américas para ensinar o povinho a rezar, mas o raio dos homens da batina também ensinaram a ler e escrever...estragaram tudo!
Há uns anitos atrás lá voltámos a conseguir o equilíbrio , graças a quem??? Graças à bendita troika! Ou terá sido graças a nós? Afinal estávamos tão tesos que não podíamos importar!
Mas pensei : será só por isto que estávamos tão tapados que  andamos sempre a cometer os mesmos erros???
Ou será por causa dos negócios dos chineses? Esses malvados que enchem o país de lojas para as pessoas se fartarem de comprar coisas importadas...
Mas esta manhã surgiu na comunicação social a solução para os problemas da nossa balança (não, não é essa, para essa faz-se dieta) comercial!
Afinal a Autoridade Tributária está a investigar a viagem de quatro altos do estado à China a expensas de uma conhecida marca tecnológica! Ora ao preço que nos ficam esses altos quadros todos os meses...se a China os quisesse importar definitivamente, talvez a nossa balança comercial voltasse aos excedentes!
Afinal a culpa é mesmo dos chineses, não por aquilo que nos vendem...mas por aquilo que não nos compram!

Sem comentários:

Enviar um comentário